Salário-maternidade como pedir?
Esse benefício é disponível para todas trabalhadores de forma gratuita, nas últimas semanas nas redes sociais tanto pessoas famosas quanto influencer-digitais, estão oferecendo suporte pago para quem necessita desse benefício, mas como é um direito garantido pelo Instituto Nacional de Seguro Social {INSS}, esse “suporte” é uma fraude.
Todas gestantes ou adotantes que se enquadra nos requisitos legais têm o direito ao salário-maternidade pelo período afastada{o} das sua atividades, esse benefício também vale aos adotantes do sexo feminino ou masculino na adoção ou guarda.
O valor do benefício depende de alguns critérios se for regido CLT, incluindo empregas domésticas o valor do benefício será igual ao ultimo salário, em caso remuneração parcial será feito uma média dos últimos 6 meses.
Contribuinte individual ou facultativa o benefício será de 1/12 da soma dos últimos 12 meses de contribuição, o mesmo vale para segurada facultativa, e o tempo de duração é de 120 dias para parto e adoção de criança até 12 anos e 14 dias em caso de aborto espontâneo.
Para fazer a solicitação é feita pelo site ou aplicativo meu INSS, tendo em mãos RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.
No site ou aplicativo entre em “novo pedido” e digitar “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural”, depois só seguir as instruções e acompanhar no portal do INSS ou telefone 135.




